Reformulamos a forma de acesso dos alunos em 2024 e a alocação de bolsas: Tudo começa com a Mentoria
Acesso dos estudantes do 1º ano (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)
O PoliRetribua participará da Semana de Recepção aos Calouros, em final de fevereiro, apresentando o programa e convidando os estudantes a se integrarem ao projeto, com MENTORIA apenas, sem bolsa. A formalização será feita com o preenchimento do cadastro em três etapas (ver abaixo).
No final de maio receberemos a lista de vulnerabilidade do SAS e a partir daí faremos a alocação da bolsa, exclusivamente aos estudantes que aceitaram participar do programa apenas com a Mentoria.
As bolsas são de R$600,00 mensais, por um período de 10 meses. As últimas 5 parcelas são condicionadas ao desempenho acadêmico: o Mentorando não poderá ter mais do que 2 reprovações no semestre anterior.
A quantidade de bolsas dependerá dos recursos disponíveis.
Acesso dos estudantes do 2º e 3º anos
(inscrições encerradas):
A partir do mês de março os estudantes do segundo e terceiro anos estarão convidados a preencher um questionário de intenção para cadastro das bolsas restituíveis (contrato de mútuo), isto é, o estudante deverá devolver o valor total da bolsa à AEP, em até 30 meses após o fim do último semestre previsto na assinatura do contrato. A devolução será no período de até 16 meses, considerando apenas a correção pela inflação (INPC).
No questionário há a opção de aceitar a Mentoria independente de ter sido ou não contemplado com a bolsa restituível. Alunos veteranos no programa seguem com o mesmo mentor do ano anterior.
No caso dos estudantes do 2º e 3º anos, a avaliação da SAS já está disponível por ter validade de 2 anos. Os valores e condições das bolsas são idênticos aos do 1º ano, inclusive com respeito à renovação no segundo semestre.
Decidiu-se pela criação desse mecanismo para garantir a perenidade do programa, uma vez que a captação de recursos tem sido cada vez menor.
Distribuição dos recursos para estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos:
60% dos recursos irão para os estudantes do primeiro ano com bolsa a fundo perdido.
40% dos recursos para o segundo e terceiro anos, com bolsas reembolsáveis.
Esclarecimento quanto à manutenção e renovação da bolsa
A renovação da bolsa ocorrerá no mês de setembro, de forma não automática e condicionada ao cumprimento dos seguintes requisitos:
a. Análise do comprometimento e da atuação do Mentorando nas atividades do PoliRetribua, sendo permitida apenas uma ausência por semestre.
b. Análise do currículo escolar do Mentorando, sendo permitidas até 2 (duas) reprovações no semestre anterior.
c. A matrícula no segundo semestre deverá ter no mínimo 20 créditos. Trancamentos serão considerados como reprovação.
d. A falta de resposta às demandas do Mentor poderão ocasionar a suspensão ou mesmo a perda da bolsa.
1º Passo
O estudante interessado em participar do programa do PoliRetribua precisa formalizar sua intenção lendo o Edital, encaminhando a ficha preenchida e assinada, o histórico escolar do Ensino Médio e o da USP além de anexar uma foto (tipo 3×4) para a secretaria da AEP por email: aep@politecnicos.org.br
Baixe o material nos botões ao lado.
Sem esse procedimento você não participará do processo!
2º Passo
Preenchida a ficha de intenção o estudante deverá preencher o formulário ao lado. Essa informação nos ajudará a identificar um Mentor ideal para você e será tratada de forma confidencial, conforme LGPD.
Antes de você iniciar o preenchimento do Questionário, visite as páginas para conhecer o que é fornecido pela USP
https://www.poli.usp.br/cultura-e-extensao/atividades-organizadas-pelos-alunos e Quer aproveitar a USP ao máximo? Conheça 8 atividades que vão além da sala de aula – Jornal da USP
Veja o que é oferecido pela Poli, organizado pelos alunos, além das atividades regulares oferecidas pela Universidade.
3º Passo:
1) Faça download do Guia do Mentorando
2) Complete o formulário de entendimento do Guia (obrigatório).