Reformulamos a forma de acesso dos alunos em 2023 e a alocação de bolsas.
COM A LIBERAÇÃO DA AVALIAÇÃO SÓCIO ECONÔMICA DA SAS REABRIMOS AS INSCRIÇÕES PARA O 1º ANO, PARA AS VAGAS DE MENTORIA E BOLSAS REMANESCENTES. O PROCESSO DE INSCRIÇÃO DE NOVOS ALUNOS SE ENCERRA NO DIA 5/5, SEXTA-FEIRA.
NO ENTANTO, O PROCESSO PARA OS ALUNOS DO 2º ANO JÁ ESTÁ ENCERRADO E OS SELECIONADOS ESTÃO SENDO NOTIFICADOS PELA SECRETARIA DA AEP.
Distribuição dos recursos para estudantes do primeiro e segundo anos:
60% dos recursos irão para os estudantes do primeiro ano
40% dos recursos para o segundo ano, com bolsas reembolsáveis.
Acesso dos estudantes do 1º ano:
O PoliRetribua participará da Semana de Recepção aos Calouros, em março, apresentando o programa e convidando os estudantes a participar somente com Mentoria. A formalização será feita com o preenchimento de um questionário, objetivando melhor conhecê-los.
No final de maio, recebemos a lista de vulnerabilidade do SAS e a partir daí faremos a alocação da bolsa, exclusivamente aos estudantes que aceitaram a Mentoria que estiverem nos perfis P1 e P2. A quantidade de bolsas dependerá dos recursos disponíveis.
As bolsas são de R$600,00 mensais, por um período de 10 meses. As últimas 5 parcelas são condicionadas ao desempenho acadêmico: o Mentorando não poderá ter mais do que 2 reprovações no semestre anterior.
No formulário (2º etapa) existirão perguntas relacionadas às afinidades e interesses seus, que serão utilizadas na escolha do seu Mentor. Assim, antes de você iniciar o preenchimento do Questionário, visite as páginas https://www.poli.usp.br/cultura-e-extensao/atividades-organizadas-pelos-alunos e Quer aproveitar a USP ao máximo? Conheça 8 atividades que vão além da sala de aula – Jornal da USP
Veja tudo o que é oferecido pela Poli, organizado pelos alunos, além das atividades regulares oferecidas pela Universidade.
Acesso dos estudantes do 2º ano:
A partir do mês de março, os estudantes do segundo ano serão convidados a preencher um questionário de intenção para cadastro das bolsas restituíveis (contrato de mútuo), isto é, o estudante deverá devolver o valor total da bolsa à AEP, em até 30 meses após o fim do último semestre previsto na assinatura do contrato. A devolução será no período de até 16 meses, considerando apenas a correção pela inflação (INPC).
No questionário há a opção de aceitar a Mentoria independente de ter sido ou não contemplado com a bolsa restituível. Alunos veteranos no programa seguem com o mesmo mentor do ano anterior.
No caso dos estudantes do segundo ano, a avaliação da SAS já está disponível por ter validade de 2 anos. Serão aceitos alunos com Perfil P1 e P2 pela SAS. Os valores são idênticos aos do 1º ano, inclusive com respeito a renovação no segundo semestre.
Decidiu-se pela criação desse mecanismo para garantir a perenidade do programa, uma vez que a captação de recursos tem sido cada vez menores. Tivemos uma redução de 43,2% no número de bolsas. Caiu de 81 (2021) para 46 (2022).
Esclarecimento quanto à manutenção e renovação da bolsa
No caso de Mentorandos com bolsa da AEP, válida por um ano, é preciso respeitar os critérios:
A renovação das bolsas pela AEP ocorrerá no mês de setembro, de forma não automática e condicionada ao cumprimento dos seguintes requisitos:
a. Análise do comprometimento e da atuação do Mentorando nas atividades da AEP, sendo obrigatória a sua participação em pelo menos 4 (quatro) encontros semestrais promovidos pela AEP;
b. Constatação do alcance, por meio da análise do currículo escolar do Mentorando, das notas mínimas exigidas para aproveitamento do ano letivo, conforme parâmetros exigidos pela EPUSP, sendo toleradas, para fins de manutenção da bolsa, até 2 (duas) reprovações no 1º semestre, para estudantes do 1º ano. A matrícula no segundo semestre deverá ter no mínimo 20 créditos. Trancamentos serão considerados como reprovação;
c. Mentorandos no segundo ano poderão ter, no máximo, duas reprovações, considerando o semestre anterior e no mínimo 20 créditos no semestre. Os trancamentos serão considerados como reprovação.
Todos os bolsistas (1º e 2º anos) se comprometem a doar 8 horas mensais para atividades internas do programa, tais como: auxiliar nas atividades de captação de recursos, manutenção das mídias sociais do PoliRetribua, ações de suporte aos Gestores e Mentores e outras que visem a manutenção da atividade do programa.
A falta de resposta às demandas do Mentor poderão ocasionar a suspenção ou mesmo a perda da bolsa.
Como se cadastrar
1º Passo
O(a) aluno(a) interessado(a) deverá se inscrever para essa bolsa do Programa no Sistema Júpiter Web, Programa de Bolsas PAPFE/SAS, em bolsas de apoio, nos prazos definidos por essa superintendência.
Feito isso, o primeiro passo para o estudante participar do programa da AEP é formalizar sua intenção lendo o Edital e encaminhando a ficha assinada e preenchida para a secretária da AEP por email: aep@politecnicos.org.br
Baixe nos botões ao lado. Os alunos do 2º ano também deverão encaminhar o Histórico Escolar do ano anterior.
Sem esse procedimento você não estará participando do processo!
2º Passo
O estudante deverá preencher o formulário ao lado e aguardar. Essas informações serão consideradas adicionalmente à classificação do SAS.
Você receberá um email confirmando sua inscrição assim que o Formulário Google for concluído.
3º Passo:
OBRIGATÓRIO: Faça download do Guia do Mentorando e complete a formulário de entendimento do Guia (obrigatório)
