Quem somos

O Projeto PoliRetribua, iniciado em 2017, pelo Prof. Marcos Rodrigues, oferece apoio via programa de Mentoria provida por um corpo de voluntários, além de selecionar estudantes para o recebimento da bolsa de estudo.
Os recursos financeiros para as bolsas, a jovens politécnicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, são provenientes de doações feitas à AEP (Associação dos Engenheiros Politécnicos). Historicamente, há mais candidatos do que recursos financeiros.

Organização do projeto PoliRetribua

Os Mentores são organizados em grupos chamados CADEIRAS. Cada Cadeira tem um Coordenador, responsável pela disseminação de informações e apoio aos Mentores e Mentorandos.
Os Coordenadores são orientados pelo Gestor do programa, responsável pela organização geral. O Gestor participa ainda do grupo RUMO, formando o corpo diretivo que avaliza as ações e o rumo do programa.

Atualmente são 119 Mentores (2023), alocados em dez Cadeiras. Cada cadeira tem um Coordenador (CAT) promovendo a disseminação de informações de interesse geral, esclarecendo dúvidas e acompanhando o desenvolvimento da Mentoria de cada par Mentor-Mentorando.

Lino A de André – Gestor PoliRetribua

O Grupo de Apoio promove e analisa pesquisas sobre o caminhar dos pares Mentor-Mentorando e atende solicitações sobre situações difíceis ou conflituosas, apoiando o Mentor e o Mentorando na sua jornada.
Grupo Estágio tem o objetivo de prover orientação de carreira aos Mentorandos, não somente àqueles que estejam nos anos finais e já buscando uma vaga de estágio ou efetivo como também àqueles de primeiro e segundo anos que, apesar dos desafios de se adaptar à vida acadêmica, já podem se preparar para essa busca futura
O Grupo Palestras ou Talentos preocupa-se com assuntos que acrescentam informações adicionais a formação do aluno e as chamadas “soft skills” ou habilidades comportamentais. As Palestras são propostas a partir do interesse dos alunos obtidas na Pesquisa Interna 2023.
O Grupo Estágio tem o objetivo de prover orientação de carreira aos Mentorandos, não somente àqueles que estejam nos anos finais e já buscando uma vaga de estágio ou efetivo como também àqueles de primeiro e segundo anos que, apesar dos desafios de se adaptar à vida acadêmica, já podem se preparar para essa busca futura
O Grupo Oportunidades (classificados) que visa oferecer um local de divulgação de Pequenos Serviços por parte dos alunos para que eles obtenham uma renda extra sem afetar seus estudos.


Missão

O projeto PoliRetribua visa apoiar e fortalecer os estudantes politécnicos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, através de Mentoria e bolsas, visando à sua permanência na universidade até a conclusão da graduação.

Visão

O PoliRetribua busca atender todos os ingressantes da escola Politécnica, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, através de mentorias e bolsas. Constantemente procuramos novas fontes de financiamento para atingir esse fim.

Valores

Acolhimento
O Mentor, através do diálogo constante, tem como propósito acolher o jovem politécnico, favorecendo a criação de laços com o novo e desconhecido ambiente.

Pertencimento
É nossa meta fazer o jovem estudante sentir-se parte integrante do grupo da Poli, assim, o Mentor propõe ações que favorecem o convívio e a construção de novas amizades.

Permanência (Impedir a evasão)
A parceria Mentor- Mentorando faz com que o estudante vença as dificuldades, evitando assim a evasão escolar, comum aos jovens em condições socioeconômicas difíceis.

Fortalecimento
Fortalecer a autoestima do estudante para que ele seja protagonista da própria história.

Apoio
Os grupos Talentos e Apoio trabalham juntos proporcionando diferentes olhares na condução da mentoria, auxiliando o mentorando a construir a sua trajetória.

Encontro com alunos