Seja um Mentor

Você, egresso da Poli ou não, avalie a possibilidade de pertencer a uma comunidade que torce por um Brasil melhor oferecendo melhores condições para que estudantes com vulnerabilidade socioeconômica possam se formar em condições competitivas com todos os demais alunos que vêm de camadas sociais mais favorecidas.
O PoliRetribua acredita fortemente que nossa sociedade só pode ser transformada pela educação.
Nossos estudantes são diamantes brutos que merecem ser lapidados com nosso apoio.
Essa atividade, no fundo, faz mais bem a nós Mentores do que aos estudantes, pois voltamos ao dia-a-dia de nossa juventude atualizando nossos princípios e perspectivas de vida.
Passamos a refletir que nosso país não tem o direito de perder tantos talentos e nós nos envolvemos diretamente nisso, com muito orgulho.

Eng Newton Carlos Nikolaus – Mentor e Cat

Os novos mentores passam por um treinamento com o intuito de mostrar as carências de nossos estudantes e como deveremos lidar com elas. Os antigos são igualmente convidados a participar a título de atualização.
Haverá uma reunião de apresentação do programa e de nossa organização.
O treinamento será conduzido pelo Grupo de Apoio e consistirá em uma reunião refletindo o resultado de duas pesquisas que foram feitas em 2022:
– Pertencimento e
– Funcionamento da Mentoria, aplicado a Mentores e Mentorandos

Compromissos assumidos pelo Mentor
• Exercer a Mentoria por um período mínimo de dois anos.
• Disponibilizar ao seu Mentorando no mínimo duas horas por mês, preferencialmente a cada quinze dias.
• Responder ao Coordenador da Cadeira (Cat) ou ao Gestor sempre que solicitado.
• Participar de reuniões solicitadas pelo Gestor ou Coordenador da Cadeira a fim de trocar experiências e permanecer alinhado com os valores do projeto.
• Responder pesquisas que permitem o acompanhamento e a melhoria da Mentoria.

Rotina da Mentoria
• Encontrar o Mentorando, presencialmente ou utilizando qualquer outro meio, a cada quinze dias, totalizando no mínimo duas horas mensais.
• Desafiar o Mentorando a pensar em alternativas que possam resolver as diversas situações apresentadas, tornando-o protagonista da própria história.
• Orientar ações sociais que façam o Mentorando sentir-se pertencente ao grupo de politécnicos e à comunidade USP (Projetos na Poli, aprendizado de idiomas etc., oferecidos no campus USP).
• Buscar o Grupo de Apoio para discutir situações sobre as quais não tem experiência, como estudantes com dislexia, discalculia etc.
Faça download do Guia do Mentor
Preencha o formulário de entendimento do Guia do Mentor

Eng. Lucas Magalhães – Mentor e Cat

Atenção: O Cadastro do Mentor é feita em um formulário do Google e você deverá estar locado em um email do Google para possibilitar esse registro